Error message

User warning: The following module is missing from the file system: webform. In order to fix this, put the module back in its original location. For more information, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1128 of /home/storage/6/44/7c/agenciad1up/public_html/site/includes/bootstrap.inc).

É logotipo ou é logomarca? É logo ou é marca?

29/05/2017

Afinal de contas, o nome correto é logotipo, logo, marca ou logomarca? É tanta confusão de termos que nem os próprios publicitários e designers conseguem ter certeza. Cada um defende a sua opinião com diferentes argumentos, por mais que a língua portuguesa valide todas estas palavras. Portanto, analisemos cada um dos conceitos para chegar a uma conclusão:
 
LOGOTIPO
É um termo criado a partir da junção de duas palavras gregas: “logos”, que se refere a conceito, e “typos”, que é o mesmo que símbolo. Sendo assim, logotipo significa “símbolo de um conceito”. O que exatamente seria isso? É uma representação gráfica do conceito da empresa, com a intenção de transmitir sua cultura por meio de elementos visuais, com cores, formas e tipografias.
 
Pode ser dividido em três categorias, de acordo com a sua composição. Caso o logotipo seja composto apenas por um símbolo, é chamado simbólico; quando é apenas o nome da marca estilizado, é tipográfico; e quando se unem nome a símbolo, chama-se integrado.
 
LOGO
É basicamente a abreviação dos termos “logotipo” e “logomarca”, constituindo uma versão informal dos termos. Pode mudar de gênero, dependendo da palavra a que se refere, portanto “a logo” ou “o logo” estão corretos.
 
LOGOMARCA
Largamente confundida com logotipo, o termo logomarca trata-se de um neologismo redundante que acabou pegando na mente das pessoas. Como já dito, “logos” significa conceito, enquanto o germânico “marca” significa... a mesma coisa. Pois é, logomarca quer dizer “conceito do conceito”.
 
Mesmo que o termo (que só existe no Brasil) seja criticado por uma boa parte dos profissionais da área da comunicação, ele é bastante difundido e popularizado como algo similar ao seu “sinônimo” - porém o seu significado seria o mesmo do logotipo integrado, ou seja, símbolo e nome enfatizados.
 
MARCA
É todo o universo que envolve a empresa, o que inclui a sua essência, cultura e emoções que transmite ao público. Em suma, é a imagem que ela tem a pretensão de passar ao público. Ou seja, é errado chamar um logo de marca, pois o significado desta última é muito mais abrangente, não se resumindo na sua representação gráfica.
 
 

Blog

Mais recentes na D1UP